Sobre
Contamos histórias com números. Usamos gráficos, porque nos ajudam a ver a realidade com outra perspetiva. Somos o único órgão de comunicação social português dedicado a jornalismo de dados e também o único que usa essa abordagem para falar de cultura. Acreditamos em cultura livre e em código aberto.
O Interruptor é membro associado da European Data Journalism Network, uma rede europeia de colaboração jornalística e editorial focada em jornalismo de dados.
Estatutos Editoriais
O Interruptor é uma revista multimédia independente que olha para o mundo pelas lentes da cultura, tentando que nunca fiquem embaciadas.
O Interruptor valoriza as vozes que se escondem por trás dos dados. Produz conteúdo assente numa perspetiva crítica, íntegra e rigorosa, com preocupações contextuais e desafiando os formatos convencionais.
O Interruptor aposta na inovação e experimentação, combinando abordagens de diferentes áreas de investigação, nomeadamente jornalismo, academia e produção artística documental.
O Interruptor contribui para a democratização do acesso à cultura e à informação com a publicação de conteúdo aberto. Prima pela transparência, comprometendo-se à divulgação de metodologias e dados, bem como à partilha de tecnologia em código aberto.
O Interruptor assume a liberdade, a igualdade e a justiça como princípios máximos da cidadania em democracia. Orientado pelo Código Deontológico dos Jornalistas, rejeita qualquer tipo de pressões, sejam elas de índole política, económica ou outras.
O Interruptor defende uma visão de sustentabilidade no exercício da sua atividade, bem como no ecossistema alargado em que se insere.
O Interruptor rege-se pelos valores e princípios presentes na Declaração Universal dos Direitos Humanos, na Carta dos Direitos Fundamentais da União Europeia e na Constituição da República Portuguesa. Repudia qualquer tipo de discriminação – em particular raça, etnia, nacionalidade, género, orientação sexual, religião e contexto sócio-económico, não excluindo outras.
Licenças
Acreditamos na partilha de conteúdo e de código enquanto peças fundamentais na democratização de conhecimento. Assim, disponibilizamos o que produzimos sob licenças tendencialmente abertas, que permitem a sua partilha e a reutilização.
Conteúdo
O conteúdo produzido pelo Interruptor é disponibilizado sob uma licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 (CC BY-NC-SA). Isto significa que pode ser:
- Partilhado, copiado e redistribuído em qualquer suporte ou formato;
- Adaptado, remisturado e transformado para qualquer fim não-comercial. Também podem ser criados novos trabalhos com base neste.
Estes direitos são cedidos ao utilizador desde que sejam cumpridos os seguintes termos:
- Atribuição — Deve ser atribuído o devido crédito, indicando se foram feitas alterações ao original. Isto pode ser feito de qualquer forma razoável. Sempre que possível, deverá ser incluída uma ligação para o artigo original, com menção ao Interruptor, sem que dessa forma se sugira que a publicação apoia ou aprova o seu uso.
- Não Comercial - O trabalho do Interruptor, bem como as devidas adaptações, não podem ser utilizados para fins comerciais.
- Partilha Igual — Caso haja adaptação, remistura, transformação ou seja criado um novo trabalho a partir deste material, essas contribuições deverão ser distribuídas ao abrigo da mesma licença.
Sem restrições adicionais — Não podem ser aplicados termos jurídicos ou medidas de carácter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.
Código
O código desenvolvido e partilhado pelo Interruptor é disponibilizado sob uma licença GNU-GPL3.0 (tradução não oficial para português). Esta é uma licença de software livre que garante quatro liberdades fundamentais ao utilizador:
- Liberdade para utilizar o código para qualquer finalidade.
- Liberdade para estudar o código-fonte e para adaptá-lo conforme necessário.
- Liberdade para copiar e redistribuir o código.
- Liberdade para melhorar o código e redistribuir versões modificadas.
O código pode ser usado com fins comerciais. Contudo, novas versões devem garantir que o código-fonte continua público e acessível.
Transparência Financeira
O Interruptor é financiado através de donativos dos seus leitores e ouvintes; e por bolsas.
Em junho de 2021, recebemos uma bolsa de 33 mil dólares (cerca de 27 mil euros) da Grant for the Web. É uma bolsa de seis meses com vista ao desenvolvimento e a implementação do padrão Web Monetization e do protocolo Interledger, ambas tecnologias experimentais de monetização de conteúdo online.
Sobre a Grant for the Web
Grant for the Web é um fundo de 100 milhões de dólares para o fomento de protocolos e padrões de monetização de conteúdo web abertos, justos e inclusivos. O programa faz parte da Interledger Foundation, regendo-se pelos princípios da Carta da Grant for the Web, em colaboração com os parceiros Coil, Mozilla e Creative Commons. O fundo privilegia ideias que incorporem ou desenvolvam protocolos e padrões abertos, nomeadamente o protocolo Interledger e o padrão Web Monetization.
Ficha Técnica
Directora, editora e redatora principal: Rute Correia
Fotografia e sonoplastia: Ricardo Correia
Programação e design web: Ciaran Edwards
Logótipo e imagem gráfica: BLK. Inês Mourão
Voz off: Jorge Kimbamba
Registo ERC: nº 127466
Periodicidade: Mensal
Proprietário: Narrativa Pertinente - Associação
Nº de contribuinte: 515964484
Sede fiscal, do editor e de redação: Avenida da República, nº99, 5ºEsq. 2745-208 Queluz
Contacto: geral@interruptor.pt